fbpx
Ferramentas de marketing digital - Vero Contents

Quem trabalha com marketing digital obrigatoriamente deve saber lidar com aplicativos e ferramentas. Afinal de contas, nada se faz na web sem a utilização delas. Além disso, com o auxílio de ferramentas de marketing digital você aumentará sua produtividade e poderá mensurar os resultados com exatidão.

Para ajudar a entender melhor esse vasto mundo de aplicativos e ferramentas digitais, fizemos uma lista de 19 ferramentas. Existem milhares por aí, mas elaboramos uma lista prática e enxuta para auxiliar no seu dia a dia, a maioria com versões gratuitas. Confira!

Alexa

O Alexa traz o rankeamento de websites em escala global e também dentro de cada país. Assim, o Alexa permite que você saiba a segmentação do tráfego em seu site e nos sites rivais. Além disso, ele ajuda, por meio do rankeamento, a traçar uma estratégia em relação aos seus sites concorrentes, comparando sua classificação com os demais.

Ele traz ainda uma pesquisa de palavras-chave e checagem de SEO do seu website. Você pode instalar o Alexa em seu Browser, usando uma extensão para Chrome ou Firefox.

Google Analytics

Quando se fala em ferramentas de marketing digital, o Google Analytics é a primeira que qualquer usuário deve conhecer. Assim, quem trabalha com marketing digital e não conhece o Analytics ficará certamente perdido por aí. O Google Analytics é a ferramenta mais utilizada na web e tem como objetivo monitorar o tráfego de um site.

Oferecida de forma gratuita pelo Google, a ferramenta permite saber não só quantas pessoas estão acessando seu site, mas também de onde estão vindo e quais páginas estão acessando. Traz outros números importantes, dando um verdade raio-X das visitas em seu site. Além disso, o Analytics pode ser integrado a outros aplicativos do Google, como Google Adwords e Google Search Console. Essa integração, portanto, lhe permite ter informações bastante ricas sobre os visitantes do seu website ou e-commerce.

Google Data Studio

O Google Data Studio é uma ferramenta muito bacana para geração de relatórios. Ele permite a visualização e o compartilhamento de informações com relatórios customizados com ótimos dashboards visuais. Dessa forma, em tempos de Big Data, o Google mais uma vez traz uma solução gratuita e cheia de recursos.

Google Search Console

O Google Search Console é o antigo Webmaster Tools, que teve seu nome alterado. Trata-se de uma ferramenta de análise dos visitantes do site muito importante, pois ele lhe dá diversas informações sobre a presença de um site nas pesquisas do Google. Com ele, você pode saber:

  • Como o Google está lendo suas páginas (Search Appearance) – títulos, descrições, imagens e outras informações;
  • Quais as pesquisas que as pessoas estão realizando que estão levando-as a seu site (Search Traffic);
  • Como está a indexação do seu site no Google Index, a capacidade do Google em ler e classificar suas páginas e identificar as palavras-chave;
  • Quais dificuldades os robôs do Google podem ter no momento de rastrear conteúdos relevantes nas páginas do seu site (Crawl);
  • Se existem problemas de segurança em seu site e outros recursos que o Google sempre inclui nas melhorias de suas ferramentas.

Google Tag Manager

Usar tags de acompanhamento no site pode ser uma tarefa bastante complicada. Diversas integrações permitem a implementação de tags, que geralmente devem ser feitas diretamente nas linhas de código.

Com o Google Tag Manager, você pode monitorar, adicionar e alterar as tags sem precisar acessar essas linhas de código. Dessa forma, qualquer membro de uma equipe de marketing pode fazer essas mudanças de maneira segura e rápida. Assim, você não precisará ficar nas mãos também do pessoal da programação para fazer esse tipo de instalação. Se quiser mais detalhes, veja nosso post sobre o Google Tag Manager.

Keyword.io

O Keyword.io é uma ferramenta que complementa o uso do Google Keyword Tool e do SEMRush. Ele permite que você saiba quais são as palavras-chave que estão sendo utilizadas nas buscas para determinados assuntos usando os recursos de autocomplete.

Você pode também incluir palavras-chave negativas, que poderão ser usadas em suas campanhas no Google Adwords. A ferramenta permite também que você descubra quais pesquisas estão sendo feitas em relação a determinado conteúdo. Portanto, vale a pena utilizar o Keyword.io em conjunto com outras ferramentas de palavras-chave.

Mailchimp

A mais conhecida ferramenta de e-mail marketing da atualidade é bastante simples e tem diversos recursos, mesmo na versão gratuita. Com uma interface intuitiva, permite construir diversas listas e disparos automáticos de email, além de trazer diversos templates e formulários para integração.

Assim, com suas automações e segmentações, você poderá criar listas e e-mails personalizados para sua base, aumentando o resultado de suas campanhas de e-mail marketing. O Mailchimp traz também outras funcionalidades, como criação de páginas de captura, por exemplo. Portanto, se você possui uma base de emails de menos de 2.000 cadastros, poderá utilizar a versão gratuita e melhorar sua performance.

Mention

O Mention é um aplicativo que permite o acompanhamento social, fornecendo alertas em tempo real. Ele acompanha conteúdos publicados em páginas da web, blog, sites de notícias e fóruns, além das mídias sociais. Também possui versão gratuita o que permite, portanto, que você tenha mais informações para seu planejamento estratégico. 

Mlabs

Esse aplicativo de gestão de mídias sociais permite que você agende suas postagens em diversas mídias sociais, como Facebook, Twitter, Instagram e até Pinterest, Linkedin e Youtube.

Bastante completa, você pode utilizá-la também para postagens no Instagram Stories e Facebook 360º. Um dos pontos fortes da ferramenta são os relatórios e a integração das equipes, com atribuição e gestão das mensagens. O número de usuários para a plataforma é ilimitado e você pode gerenciar os usuários, montando equipes de trabalho. Assim, pode agendar e organizar o conteúdo entre sua equipe e ainda analisar os resultados de sua estratégia social.

MozBar

A Moz é uma das principais empresas do mercado de SEO no mundo. Um dos seus aplicativos, o MozBar, é bastante útil para uma análise geral de SEO.

Com uma extensão para Chrome e Firefox, disponível gratuitamente, permite ao usuário observar as otimizações de qualquer site. Assim, você terá informações como Page Authority e Domain Authority, além de análise de páginas e links follow e no-follow. Para utilizar o MozBar, basta realizar um cadastro no aplicativo Moz Analytics.

Open Site Explorer

Outra ferramenta muito bacana da Moz, o Open Site Explorer é um motor de busca de links que lhe permite pesquisar backlinks, encontrar oportunidades para construção de link-buildings e potenciais links quebrados em seu site. É uma ferramenta gratuita, sendo necessário também o cadastro no Moz Analytics.

RD Station

O RD Station é uma ferramenta de marketing digital que permite diversas automações e ações. Se você tem uma estratégia de inbound marketing em implantação será necessário a utilização de um software como o RD Station.

A ferramenta traz diversas funcionalidades, que vão desde otimizações para buscadores (SEO), geração de leads e construção de landing pages. Traz também disparos de e-mail marketing, automação de marketing, monitoramento de leads, gestão de contatos e lead scoring.

Além disso, dentro do RD Station você encontrará ferramentas de gerenciamento de mídias sociais (Facebook, Twitter e Linkedin) e análise e planejamento de marketing digital. Com integrações nas mídias sociais e no Google Analytics, permite que você analise a audiência do seu site ou blog, de forma a construir um funil de marketing e vendas.

Atualmente, é uma das ferramentas de marketing digital mais utilizada aqui no Brasil e na América Latina.

Scup

Outra ferramenta bacana de monitoramento, gestão e análise de mídias sociais, traz como ponto forte o monitoramento, permitindo que você aprimore serviços, produtos e campanhas. Você pode realizar, pelo Scup Social, pesquisas de opinião em tempo real, por meio de menções espontâneas, extraindo informações importantes para suas estratégias digitais.

SEMRush

O SEMRush é uma das principais ferramentas de marketing digital. Ele permite o monitoramento de palavras-chave orgânicas e traz ferramentas de SEO bastante ricas em informações. O SEMRush permite que você saiba o rankeamento de suas palavras-chave, mostrando o volume de pesquisas e o CPC médio de cada palavra.

A ferramenta traz ainda um painel bastante completo de análises de pesquisas, assim como uma classificação parecida com o Alexa. Assim, a classificação SEMRush permite, da mesma forma, que você avalie o desempenho do seu site.

SEOQuake

Incluímos aqui mais uma extensão para o Google Chrome e Firefox. O SEOQuake traz diversas informações importantes para SEO, como Page Rank, páginas indexadas ao Google e Bing, o ranking do Alexa, as quantidades de links internos e externos e densidade de palavras-chave.

Sumo

Quando você pensar em ferramentas de marketing digital voltadas para geração de leads, pense no Sumo. Esse ótimo plugin de automação para geração de leads traz diversas ferramentas, com pop-ups, lightboxes, scroll boxes, smartbars e diversos formulários de contato.

Ele traz também ferramentas para compartilhamento de postagens e imagens, com diversas funcionalidades, como testes A/B, campos personalizados, segmentação de público, códigos de acompanhamento de conversão e integração com diversas ferramentas de CRM e marketing digital.

Trello

Planejar e realizar a gestão dos processos é uma tarefa para o Trello, essa ótima ferramenta de produtividade. A organização é feita por quadros, de forma simples e fácil de visualizar.

Com os cartões, etiquetas e checklists, você consegue gerenciar em conjunto com sua equipe (e clientes) todos os projetos em andamento. Com notificações via email, você pode compartilhar tarefas e arquivos. Você pode visualizar os projetos tanto no desktop, quanto no smartphone, instalando o aplicativo.

WordPress

Se você pretende trabalhar com conteúdo, uma das plataformas de CMS (Content Management System) mais conhecidas e utilizadas é o WordPress. Fácil de usar e extremamente poderoso em recursos, o WordPress permite que o usuário instale diversos plugins, aumentando a produtividade e realizando integrações importantes.

Por ser uma das mais usadas no mundo todo, proporciona uma gama de templates pré-prontos de todos os tipos. Esses templates são facilmente encontrados na web e podem ser personalizados da melhor forma que o usuário precisar. O WordPress traz templates desde os mais simples até os mais complexos, o que faz com que seja uma das mais poderosas ferramentas de marketing digital em todo o mundo.

Woorank

Outra ferramenta importante para SEO, o Woorank pode ser instalado também via extensão no Google Chrome e no Firefox. A ferramenta faz uma análise técnica do site, atribuindo uma nota de 0 a 100. Além disso, indica quais melhorias podem ser feitas para que você tenha um bom rankeamento e um bom tráfego. A extensão é gratuita e a plataforma na web possui outras funcionalidades importantes, que podem ser adquiridas na versão paga.

Yoast

O Yoast é uma ferramenta de SEO que ajuda o usuário a analisar o site internamente em termos de SEO. O plugin possui ferramentas importantes de palavras-chave, meta description, análise de legibilidade e SEO.

O uso do Yoast permite aos geradores de conteúdo realizar os acertos necessários para alinhar seus textos às técnicas de SEO. Ele pode ser conectado a sua conta do Google Search Console, de forma a ajudar nas suas estratégias de palavras-chave. Assim, você poderá ter resultados melhores com o seu blog. O plugin pode ser instalado gratuitamente para quem usa WordPress.

Gostou dessas dicas de ferramentas de marketing digital? Temos outros conteúdos bem bacanas em nosso blog. Cadastre-se e receba as notificações das nossas publicações.

20 ferramentas de marketing digital que você tem que conhecer
WhatsApp chat