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Google Discover

O Google Discover é mais um ótimo recurso do Google, sempre com o objetivo de proporcionar boas experiências ao usuário. E se você gera conteúdo para se posicionar bem nos resultados de busca, deve utilizar o Google Discover a seu favor.

Dessa forma, montamos esse artigo, com o objetivo de auxiliá-lo para que você possa aproveitar o máximo desse recurso. Veja o que preparamos para você:

  • O que é e como funciona o Google Discover?
  • Como otimizar conteúdos para a ferramenta?
  • Como analisar os resultados obtidos?

Confira!

O que é e como funciona o Google Discover?

O Google Discover foi lançado em 2018, mas já existia em 2017 como Google Feed. Após passar por alguns ajustes e melhorias o recurso como é hoje mostra um feed personalizado. Sem necessidade de pesquisas, os conteúdos apresentados são atualizados regularmente e mostram as informações de acordo com as interações do usuário com os produtos do Google.

Assim, os conteúdos se tornam mais atrativos, com o objetivo de melhorar a experiência do usuário.

O recurso está disponível somente para dispositivos móveis, sendo possível acessá-lo de três formas:

  • Pelo navegador do dispositivo, acessando google.com.br;
  • Por meio do app do Google, disponível tanto em Android quanto iOS;
  • Através do recurso de “deslizar para a direita”, em alguns dispositivos.

Dessa forma, o Google passa a recomendar conteúdos, baseados na experiência do usuário, o que é justamente o inverso da ferramenta de pesquisa, que traz resultados para o que o usuário busca. Assim, torna-se uma recurso ativo, antecipando a intenção de busca, sugerindo conteúdos. O Discover inclui vídeos, atualizações de entretenimento, placares esportivos, eventos e muito mais.

A ferramenta é bem interessante e o usuário pode indicar se deseja receber mais ou menos conteúdos, de acordo com os cards que são sugeridos pela ferramenta. Além disso, você pode indicar quais conteúdos deseja incluir no recurso. Assim, isso acontece quando o buscador exibe a opção Seguir, que fará com que você passe a receber conteúdos do tema escolhido.

Como otimizar conteúdos para a ferramenta?

Em primeiro lugar, é importante salientar que o recurso permite que você traga mais tráfego orgânico para o seu site. Com o crescimento do mobile, ele pode ser um recurso formidável para que você apareça para seu cliente. Entretanto, é essencial ter conteúdos relevantes para suas personas.

Assim, o primeiro ponto é não pensar estritamente na parte técnica. Gerar conteúdo é sempre uma forma de se relacionar com seu cliente. Portanto, ele sempre deverá ser o foco principal. Algumas dicas podem ajudar:

Otimize as páginas do seu site para a versão mobile

O recurso é específico para os dispositivos móveis. Então, nada mais necessário do que otimizar seu site para o mobile. Seu site deve ser responsivo ou possuir uma versão AMP. As páginas AMP, identificadas por um raio no canto superior direito possuem prioridade, pois estão 100% otimizadas para o mobile. Dessa forma, carregam mais rápido.

Utilize imagens de qualidade

Como o Google utiliza um card para mostrar os conteúdos do Google Discover, a imagem deve ter alta qualidade. E estamos, nesse caso, falando de imagens em alta resolução, com pelo menos 1200px de largura. Para utilizar as imagens grandes no Discover, você deve preencher esse formulário para autorizar o Google.

Siga as políticas do Google Notícias

É importante seguir as diretrizes do Google Notícias para que os conteúdos sejam confiáveis para o usuário.

Produza textos de interesse com assuntos atuais e conteúdos evergreen

Os conteúdos evergreen são aqueles assuntos atemporais, que não estão associados a acontecimentos específicos. Além deles, você deve utilizar conteúdos mais frescos, que são a prioridade do Google Discover. Podem ser novidades do mercado, notícias atuais ou assuntos em alta.

É importante, mais uma vez, salientar que você deve gerar conteúdo relevante. Revisite os interesses de sua persona e os assuntos que trazem mais engajamento.

Publique mais vídeos no Youtube

Cada vez mais os conteúdos em vídeo aparecem nos resultados das buscas. Da mesma forma, eles possuem um destaque no Google Discover. Os vídeos do Youtube aparecem em autoplay, ganhando destaque e atraindo mais cliques que outros cards.

Como analisar os resultados obtidos?

Para mensurar o que acontece no Google Discover, você pode utilizar o relatório de desempenho no Google Search Console. Ali, você encontra impressões, cliques e CTR dos conteúdos que apareceram no feed do Discover nos últimos 16 meses. Mas ali só aparecem os números que atingirem um limite mínimo.

Alguns itens importantes do relatório Discover:

  • Volume de tráfego gerado do Google Discover para seu site;
  • Os melhores conteúdos no Discover;
  • Frequência com que os conteúdos aparecem;
  • Desempenho do conteúdo do Discover x resultados de pesquisas tradicionais

Mais uma ótima ferramenta para geração de tráfego orgânico, o Google Discover está alinhado com as novas tendências do mobile. Se você quiser uma ajuda de um especialista em SEO, fale com a Vero Contents. Estamos aqui para te ajudar!

O que é Google Discover e por que usá-lo na sua estratégia de conteúdo
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