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Smarketing - como integrar marketing e vendas

Um dos principais desafios de um gestor de marketing é conseguir elaborar estratégias que ajudem a equipe comercial a alcançar muitas vendas. Sabemos que o relacionamento entre os dois setores nem sempre é fácil. Dessa forma, o smarketing surge como uma ótima alternativa para integrar marketing e vendas.

Ainda não conhece esse método? Não se preocupe. Neste artigo, vamos explicar quais são seus benefícios e como implantá-lo em sua empresa. Acompanhe!

Saiba o que é smarketing

O termo é uma junção das palavras sales (venda) e marketing. Apesar de possuírem um objetivo em comum, os dois departamentos costumam atuar de forma separada.

O objetivo do smarketing é fazer com que a comunicação entre vendas e marketing esteja alinhada em todas as etapas do funil de vendas. Esse alinhamento será o responsável para que o processo de captação e conversão de lead seja mais eficaz.

Confira as principais vantagens:

  • otimização das equipes: ao unir esforços, os dois departamentos poderão otimizar o tempo de suas atividades, já que contarão com o auxílio um do outro. Além disso, o smarketing estimula a troca de conhecimento entre os colaboradores. Enquanto os vendedores possuem mais facilidade com os números, a equipe de marketing é mais criativa;
  • fortalecimento da marca: ao alinhar a comunicação dos dois departamentos, é possível passar a mesma mensagem ao cliente. O comercial terá condições de cumprir o que o marketing promete. Afinal, definiram a estratégia juntos.

Veja agora como implantar essa estratégia na sua empresa.

Estimule a comunicação

O primeiro passo é incentivar a comunicação entre as equipes. Promova reuniões periódicas ou até mesmo mude a posição física dos departamentos. A transparência na comunicação é algo fundamental nessa fase.

Crie a persona

Em uma estratégia de Inbound Marketing, um dos primeiros passos é a definição de uma persona, não é mesmo? Esse cliente ideal geralmente é definido pela equipe de marketing, mas no smarketing a ideia é que a equipe comercial também auxilie nesse processo.

A experiência dos vendedores pode contribuir muito e trazer novos insights para a captação dos leads.

Estabeleça SLA entre as equipes

O SLA (Service Level Agreement — acordo de nível de serviço) é um contrato estabelecido entre duas partes: a que deseja oferecer um serviço e aquela que vai se beneficiar dele.

Geralmente realizado entre empresas, o documento detalha o tipo de serviço que será oferecido, os resultados esperados, o tempo de execução, os responsáveis pelo projeto, entre outros pontos.

Você pode utilizar um registro semelhante ao implantar o smarketing, detalhando as funções de cada colaborador para alcançar o objetivo final. É uma forma de orientar as equipes durante o processo.

Defina metas em comum

Ter uma meta compartilhada é uma maneira de incentivar as equipes. O principal objetivo buscado por ambos os departamentos é converter o lead em cliente, não é mesmo?

O alcance dessa meta depende do marketing, que vai elaborar o funil de vendas, e dos vendedores, que precisam ter uma abordagem certeira. Por isso, é justo que as equipes possuam a mesma meta, já que vão trabalhar em conjunto.

Integre as ferramentas

Ao trabalhar com marketing e vendas de forma isolada, existe o risco de que muitos leads qualificados se percam pelo caminho e de que outros desqualificados cheguem até o fim do funil, tornando a abordagem de venda menos eficiente.

Para que os vendedores possam ter acesso ao histórico dos leads nutridos pelo marketing, é necessário que exista uma integração das ferramentas utilizadas pelas equipes.

Por isso, é importante contar com uma plataforma (de CRM, automação, marketing, entre outras) que integre o processo de venda e otimize a abordagem da equipe comercial.

Integrar marketing e vendas é uma tendência que vem ganhando cada vez mais força nas empresas. Neste artigo, você conferiu o que é o smarketing, os principais benefícios dessa estratégia e como implantá-la.

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Smarketing: como integrar marketing e vendas com o Inbound

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